Apesar de estarmos cansadas de saber que não limpar a pele corretamente após a maquiagem é prejudicial e pode colaborar para o envelhecimento precoce, dificilmente tomamos os cuidados adequados.
A pele precisa conseguir “respirar” e deve estar limpa e hidratada, mesmo após um dia cansativo e corrido. Será que você está cuidando direito da saúde da sua pele? Ou maquiagem está se transformando em sua pior inimiga sem que você saiba?
Confira algumas dicas de como tirar a maquiagem do rosto de forma adequada e mantenha a sua pele jovem por muito mais tempo!
1. Não tente remover tudo de uma vez só
É importante dizer que tirar completamente a maquiagem do rosto é muito diferente de “esfregar” a pele e deixá-la irritada e sensível. Ao mesmo tempo, apenas lavar ou aplicar o demaquilante não fará com que a pele fique 100% livre dos restos dos produtos de beleza.
O ideal é fazer uma pré-remoção da maquiagem com um lencinho de limpeza para retirar o excesso. Mas tome muito cuidado: o lencinho deve ser específico para essa finalidade, por isso, nada de usar as opções que são destinadas aos bebês!
2. Aplique um bom demaquilante
Com o excesso de maquiagem retirado, é chegado o momento de aplicar o demaquilante. Novamente, um bom produto vai fazer toda a diferença aqui!
Cuidado com os demaquilantes muito oleosos. Como é comum que as brasileiras tenham a pele de mista a oleosa, esse tipo de produto pode acabar desequilibrando o pH da pele.
Opte pelas loções ou pelos produtos bifásicos. As águas micelares também são uma excelente opção para esse momento!
Se preferir, você ainda pode usar um demaquilante mais potente para remover a maquiagem à prova d’água na área dos olhos. Sempre com muita delicadeza para não maltratar a pele.
3. Lave o rosto
Tenha em mente que a sua pele acabou de passar todo um processo para que a maquiagem fosse removida. Por isso, é importante lavá-la com um sabonete neutro e água fria para fechar os poros e reequilibrar o seu pH.
Lavar o rosto também ajuda a retirar o excesso de demaquilante. Dependendo do tipo de produto que você usar, a pele pode ficar muito ressecada ou oleosa e não fará bem para a sua saúde que você vá dormir com ela nesse estado.
4. Hidrate e tonifique
Já estamos quase no final do processo de retirar a maquiagem de forma correta. Agora, é importante aplicar um tônico e um hidratante específicos para o seu tipo de pele com movimentos circulares e delicados.
O ideal é que você tenha um produto para a área dos olhos e outro para o restante do rosto. Durante o dia, prefira produtos com proteção solar e, à noite, os cremes noturnos.
5. Faça limpeza de pele regularmente
Mesmo tomando todos esses cuidados para remover a maquiagem, é comum que alguns resquícios fiquem em nossa pele. Eles são tão prejudiciais quanto ir dormir sem tirar a maquiagem e podem ser removidos com uma boa limpeza de pele.
Saiba que a limpeza é um hábito de saúde e não deve ser realizada apenas por quem tem muitos cravos e espinhas. Ir até a clínica para realizá-la a cada mês é fundamental para renovar os tecidos da pele e mantê-la jovem e saudável por muito mais tempo!
Quer entender melhor os benefícios de uma boa limpeza de pele? Então, você não pode deixar de ler o nosso post sobre o tema!