O verão não traz à tona apenas os cuidados redobrados para proteger a pele dos raios solares e mantê-la hidratada e bonita. É nessa época que também aumenta a incidência de problemas sérios de saúde como a insolação e desidratação.
Muito mais comuns do que você imagina, elas costumam aparecer, principalmente, em destinos turísticos populares da estação. Afinal, é normal as pessoas passarem o dia inteiro na praia ou expostas ao sol para aproveitarem ao máximo as férias.
Nesse artigo, você vai aprender a tratar e a como evitar a insolação no verão, não deixe de ler!
O que é insolação
A insolação é causada pela exposição intensa ao sol ou ao calor. Ou seja, você pode ficar com a doença até naqueles dias em que o sol não dá as caras, mas o mormaço está forte.
Normalmente, ela leva ao aumento da temperatura do corpo (acima de 39 graus), fazendo com que ele tenha dificuldade em se resfriar.
Entre os principais sintomas da insolação estão o mal-estar, a sonolência, a dor de cabeça e, até mesmo, a confusão mental.
O que é desidratação
A desidratação pode ser um sintoma da insolação ou ocorrer de forma separada. Ela acontece quando o corpo perde água e sais minerais acima do considerado normal pelo organismo.
Os seus sintomas são o cansaço, a dor de cabeça, a tontura, queda de pressão e alterações na frequência cardíaca. Em casos mais graves, a desidratação pode levar ao coma.
Como tratar insolação
A insolação e a desidratação são condições graves e, por isso, precisam de tratamento imediato. Se você sentir os sintomas ou estiver próximo a uma pessoa com insolação, procure um ambiente fresco e com sombra rapidamente.
Se a pessoa estiver consciente, é importante que ela beba bastante água e o seu corpo seja resfriado. Para isso, compressas com água fria podem ajudar até que seja possível levar a pessoa para uma ducha.
Em caso de sintomas mais graves, como perda de consciência ou vômitos, é importante ir para o hospital com urgência. Especialmente em crianças e idosos, a insolação é considerada como um acidente grave.
Como evitar a insolação no verão
Como você notou, a insolação é um problema bastante sério e, por isso, o melhor a fazer é sempre evitar que ela aconteça.
Para curtir o verão com tranquilidade e saúde, adote alguns cuidados que vão fazer toda a diferença.
O primeiro deles, claro, é beber muita água todos os dias. Além de ser uma atitude que só favorece a sua beleza e jovialidade, manter o corpo hidratado vai ajudá-lo a se manter na temperatura adequada.
Também é fundamental aplicar o protetor solar sempre, especialmente quando for à praia ou piscina. Reforce o produto a cada 2 horas e evite tomar sol entre às 11h e 16h. Os chapéus e o óculos escuros, mesmo na sombra, também vão ajudar a te proteger nos dias mais quentes.
Usar roupas leves e mais soltas e evitar exercícios muito pesados também ajudam a manter o seu corpo “no ritmo” nos dias mais quentes. Não é à toa que bate aquela moleza quando está muito calor, por isso, respeite os sinais do seu corpo!
Por fim, nem pense em consumir bebidas alcoólicas durante a exposição solar. Elas contribuem para a perda de líquidos, o que pode deixar o seu corpo mais suscetível a insolação e a desidratação.
Agora é só curtir o verão com muita responsabilidade e saúde!
1 Comentário. Deixe novo
Muito bom!
Ótimas dicas para curtir o verão.