Uma pele bem hidratada tem muito mais importância para o organismo do que a maioria das pessoas imagina. Além dos benefícios estéticos por conta de uma maior firmeza e elasticidade que reduzem a flacidez evitando o envelhecimento precoce, a hidratação da pele também é uma questão de saúde. Afinal, a pele tem a função de proteger o organismo contra a entrada de microrganismos nocivos, que podem causar infecções. Cremes e procedimentos de beleza são fundamentais, mas o que muita gente não sabe é que a alimentação também tem um papel fundamental da hidratação adequada da pele, que pode ser mantida através da ingestão de determinados alimentos. Conheça quais são eles e como contribuem para hidratar a pele.
Melancia: 92% de água e muitas vitaminas
Ela é deliciosa em todas as estações, mas é no verão que seus 92% de água fazem mais sucesso, claro. No entanto, além da água ela também é rica em vitaminas, como a A, C e as do complexo B, prevenindo infecções, combatendo os radicais livres e também protegendo não só a pele, mas também a visão. Por outro lado, a melancia tem ainda cálcio, que fortalece os ossos; e ferro e fósforo, minerais que melhoram nossas funções cognitivas.
Azeite extra virgem e folhas verdes: casamento perfeito para a pele
Que uma boa salada é capaz de verdadeiros milagres, ninguém duvida, mas a dupla azeite extra virgem e folhas verdes além de saborosa é também extremamente saudável para a pele. O azeite extra-virgem é rico em vitamina A e gorduras boas, hidratando a pele por dentro (pela ingestão) e por fora (em máscaras). Por outro lado, as folhas verdes escuras são ricas em ferro, ácidos graxos ômega-4 e também nas vitaminas A, B e E, que além de melhorar o sistema imunonológico, também protegem e hidratam a pele.
Pepino: 96% de água e apenas 17 calorias a cada 100 g
Além de hidratar a pele o pepino ainda colabora para a perda do sobrepeso, sendo ótimo para as dietas, principalmente quando comido cru. Ele ainda é rico em fibras, que colaboram para o bom funcionamento intestinal; em potássio, que ajuda a regular a pressão arterial; e em vitamina C, que fortalece o sistema imunológico.
Ovos: cozidos ou pochê, à vontade
Evite fazê-los fritos, mas cozidos ou pochê (escalfados) eles só fazem bem: ricos em proteínas, fundamentais para a regeneração celular, os ovos têm alta concentração de luteína, que além de hidratar a pele também aumenta a sua elasticidade. Inclua-os na dieta sempre que puder, porque também aumentam a sensação de saciedade.
Tomates, previnem diversas doenças e ajudam a hidratar a pele
Na salada, recheados ao forno, no sanduíche light ou como aperitivo com orégano e azeite extra-virgem em pedacinhos de pão árabe: em cada 100 g de tomate há 94% de água e apenas 20 calorias. Isso sem falar nas várias doenças que ele ajuda a prevenir por ser rico também em potássio, fósforo, vitamina A e vitamina C.
Cenoura faz bem para os olhos mas também para a pele
São 88% de água e 45 calorias em cada xícara de cenoura, que geralmente é conhecida pela sua grande concentração de vitamina A, mas que também é lotada de magnésio e vitaminas C e do complexo B. Uma boa ideia é fazê-la de snack natural entre as refeições, cortada em tirinhas finas cruas ou cozidas, com ervas aromáticas e azeite. Aliás, tudo o que é amarelo e alaranjado é rico em beta-caroteno, o antioxidante que protege as peles secas dos efeitos nocivos dos raios solares. Portanto, além da cenoura vale também incluir na dieta mais batata doce, damasco, melão, pimentão vermelho, manga, abóbora e mamão.
Morango ajuda a prevenir até o câncer
As frutas, de um modo geral, são ótimas para a pele, devendo ser consumidas em sua forma natural ou em sucos e refrescos. Algumas, no entanto, são especialmente benéficas para a hidratação da pele, como o morango: 100 g tem apenas 30 calorias e 92% de água. Mas os benefícios da frutinha que vai bem em tudo não param por aí. O morango é rico também em ácido elágico, que evita danos nas células ajudando a proteger contra o câncer – além de fósforo, magnésio e potássio, que são excelentes para o bom funcionamento do sistema nervoso, e ainda fisetina, uma substância que colabora para a memória.
Viu como pode ser fácil manter sua pele hidratada de uma forma saudável e bastante saborosa? Mas não esqueça que, além da dieta balanceada, alguns procedimentos também ajudam a potencializar os efeitos da hidratação, como uma boa limpeza de pele, retirando as impurezas dos poros.
E você, conhece algum outro alimento que ajude a manter a pele hidratada? Compartilhe conosco suas ideias aqui nos comentários!