Se você tem acne, já tentou um monte de cremes e fórmulas diferentes e nada até agora parece dar jeito, talvez esteja na hora de procurar meios alternativos de tratar dessa doença que pode deixar cicatrizes físicas e emocionais. Que tal partir para uma complementação natural aliada à técnica da Luz Intensa Pulsada (LIP)?
Apesar de ser comumente relacionada à adolescência, a doença pode aparecer em qualquer fase da vida, principalmente devido a distúrbios hormonais. Enquanto a LIP atua acelerando a cicatrização das feridas, a alimentação e os produtos naturais potencializar seus efeitos, podendo até reduzir o tempo de tratamento. Fique por dentro do assunto e veja como essas abordagens atuam em conjunto.
Acne, uma doença crônica que exige cuidados especiais
Se você já passou da adolescência é bem provável que tenha vivido tempos temerosos por causa da acne: na puberdade os hormônios acionam as glândulas sebáceas aumentando a sua produção de sebo. Toda essa oleosidade acaba fazendo com que os poros fiquem entupidos, atraindo a bactéria Propionibacterium acnes, que geralmente vive de forma inofensiva na própria pele, mas que nessas circunstâncias acaba invadindo a obstrução e se proliferando. O resultado dessa proliferação é a inflamação e irritação dos próprios folículos, que acabam desenvolvendo a espinha.
Por isso, praticamente todos os adolescentes têm pelo menos um surto ocasional de acnes: e estima-se que 40% deles têm acne cística grave, o tipo mais agressivo da doença. Mas se você acha que está seguro porque essa fase já vai longe, calma porque não é bem assim: qualquer pessoa, em qualquer idade pode desenvolver acne, basta que haja alguma alteração hormonal, como as causadas pela gestação ou pela menopausa, por exemplo.
Como a alimentação saudável pode ajudar a combater a acne
A Luz Intensa Pulsada trata a acne ao agir diretamente na lesão pustulosa ou seja, na espinha: a luz é absorvida e acelera o processo de cicatrização. No entanto, ela não deve ser utilizada como monoterapia, ou seja, a acne é uma doença que precisa de várias abordagens terapêuticas simultâneas, muitas vezes com associação de medicação tópica e sistêmicas. Isso porque, enquanto a LIP trata a pele de forma direta, é preciso reduzir também a produção de oleosidade pelo organismo. é aí que entra a alimentação natural, uma forma alternativa de tratamento que têm conseguido excelentes resultados na combinação com a LIP.
De uma forma geral, a dieta ideal para quem tem acne deve ser rica em gorduras saudáveis fibras, água, ácidos graxos essenciais como o ômega 3 (que ajudam a reduzir a inflamação e a reparar as células danificadas), em vitamina C (que além de auxiliar na reparação da pele também melhora a produção de colágeno), vitamina E (que ajuda a prevenir a formação de cicatrizes), vitamina A (que regula a produção de sebo e de queratina) e zinco (que promove a restauração dos tecidos, reduz a inflamação e equilibra os hormônios).
Os sucos e as frutas, por exemplo, são uma forma bastante saborosa de combater a acne de dentro para fora. A framboesa é rica em zinco, basta um copo de suco natural de framboesa por dia para ajudar a controlar a atividade das glândulas sebáceas. Por outro lado, o melão é excelente para eliminar as toxinas do sangue, agindo como um verdadeiro detox. Também pode ser em suco ou aos pedaços no café da manhã, por exemplo, ou como sobremesa. Já a maçã é rica em fibras solúveis, que se acoplam à gordura e ajudam a eliminá-la pelo intestino através das fezes.
Produtos naturais também ajudam a potencializar os efeitos da LIP
Vários alimentos naturais também podem ser utilizados de forma tópica, constituindo em um aliado fácil, rápido e barato. é o caso das máscaras de pepino e tomate, por exemplo. Basta cobrir o rosto com rodelas dos dois elementos combinados para que a cicatrizes sejam suavizadas. Além disso, eles ajudam a fechar os poros, dando uma aparência mais homogênea à pele. O mesmo acontece com a máscara de mel e com o azeite de oliva, ambos excelentes hidratantes naturais: é só massagear a pele com um dos dois elementos. Porém não devem ser feitos no dia da sessão com LIP.
Outra opção é misturar sândalo com algumas gotas de água de rosas formando uma pasta que pode ser usada como máscara facial. Deixe-a por pelo menos 1 hora (o ideal é a noite toda) e retire enxaguando bem. Também durante a noite, a clara de ovo batida deve ser colocada sobre a pele, sendo retirada no dia seguinte com água abundante, uma forma fácil e rápida de suavizar as cicatrizes e melhorar ainda mais os efeitos do tratamento com Luz Intensa Pulsada.
E então, pronta para começar seu tratamento com Luz Intensa Pulsada e conseguir resultados ainda melhores e mais rápidos com apoio dos alimentos naturais? Agende um horário e venha conhecer todos os tratamentos com fototerapias da Liscia Depilação e Estética!