Ter uma pele lisinha e sem manchas é o sonho de muitas mulheres e homens, afinal, esse tipo de dano pode nos deixar com uma aparência mais envelhecida e afetar a nossa autoestima.
As manchas são um dos fatores que mais contribuem para o aspecto de pele envelhecida, uma vez que alteram a textura, luminosidade e pigmentação da pele.
Elas surgem devido a produção de melanina de forma desigual, deixando a pele com um aspecto geral menos bonito e saudável.
Conquistar uma pele sem manchas, no entanto, é uma combinação de diversos fatores, que vão desde a proteção aos raios violetas até uma vida saudável e às condições genéticas.
Pensando nisso, separamos uma série de dicas para você intensificar os seus cuidados com a pele e evitar as temidas manchas, confira:
1 – Proteção sempre
Provavelmente, você já está cansada de saber que é preciso aplicar protetor solar todos os dias, mas nunca é demais relembrar desse cuidado tão importante para a nossa saúde e beleza.
Grande parte das manchas podem ser evitadas com esse hábito simples, principalmente se você escolher um produto com o fator de proteção acima de 30 e utilizá-lo todos os dias, inclusive quando estiver nublado ou chovendo.
Aplique o protetor sempre pela manhã e reforce-o no almoço, quando a radiação solar está mais intensa.
Lembre-se de que a poluição e as luzes artificiais como a da TV e dos computadores também danificam a pele, por isso, nada de esquecer o protetor solar em casa!
2 – Mantenha distância dos cravos e espinhas
É muito difícil ignorar aquela espinha horrível que insiste em aparecer na véspera de um compromisso importante ou deixar de espremer os cravos que tanto detestamos.
Mas saiba que ficar “cutucando” a pele é um dos piores hábitos que você pode manter, uma vez que esse tipo de atitude é o grande vilão das peles com manchas.
Lembre-se sempre de higienizar bem a pele, fazer uma limpeza de pele regularmente e sempre que possível e mantenha uma alimentação saudável e com muita água para que a sua pele fique mais bonita e o aparecimento de espinhas e cravos diminua.
3 – Cuide da pele em casa
Cuidar da pele não precisa ser uma atividade cara ou na qual precisamos prestar atenção apenas quando sobra um pouco mais de dinheiro.
É possível usar alguns ingredientes caseiros para aplicar máscaras faciais e manter a pele hidratada, jovem e sem manchas.
As máscaras de pepino, tomate ou de claras de ovos, por exemplo, são excelentes para suavizar as manchas da pele. Aplique-as diariamente todas as noites e ainda desfrute de um delicioso momento para relaxar! Mas lembre-se nem todas as receitas caseiras podem dar certo, procure um profissional especializado para indicar os procedimentos adequados.
4 – Invista em bons produtos
As águas termais, máscaras de argilas e hidratantes específicos para o seu tipo de pele também são excelentes para prevenir as manchas na pele.
A água termal ajuda a resfriar a pele e, em conjunto com os demais produtos, pode ajudar a amenizar os efeitos do sol e da poluição que tanto prejudicam a nossa pele.
Dedicar algumas horas para cuidar de você mesma nunca é demais!
5 – No verão, redobre os cuidados
A época de calor exige atenção redobrada nos cuidados com a pele. Muitas vezes, apenas o protetor solar não é suficiente para manter a pele sem manchas, principalmente se você já tem tendência a desenvolvê-las ou possui algum problema de acne.
Quando estiver muito quente ou você for à praia, não deixe de usar um chapéu com proteção solar e, dependendo da exposição ao sol, pode valer a pena investir em luvas ou blusas de manga comprida.
6 – Aposte nos suplementos
Muitas pessoas sofrem de carência de vitamina D, que ajuda a reduzir as marcas de expressão e a dar mais luminosidade para a pele.
Além dela, as vitaminas do complexo B, C e E também são fundamentais para mantermos uma pele bonita e jovem. Por isso, não deixe de procurar um dermatologista e fazer exames para ver se esse não é o seu caso.
7 – Procure um tratamento para manchas de pele
Muitas vezes, não há como evitarmos as tão incômodas manchas na pele.
Seja por uma questão genética, pelo avançar da idade ou, até mesmo, por consequência de algum tratamento médico, saiba que é possível amenizar e até remover por completo algumas das manchas com tratamentos específicos.
O tratamento para manchas de pele com luz intensa pulsada atua diretamente no clareamento desses sinais. Ele é excelente para remover as manchas mais escuras, principalmente aquelas causadas pela exposição aos raios ultravioletas.
Além disso, o tratamento deixa a pele mais firme e menos flácida.
Ficou interessada? Então, leia mais sobre o tratamento aqui e entenda como ele pode recuperar a sua autoestima!