O verão está chegando e, com ele, começa a pintar aquela vontade de tirar a cor “branco escritório” e pegar um bronzeado bem dourado para deixar a pele com a cara do verão.
No entanto, junto com a vaidade também começam a surgir algumas ameaças graves para a saúde. O bronzeamento com parafina como acelerador, por exemplo, apesar de ter se tornado bastante popular pode trazer consequências sérias para o seu corpo.
Os perigos do bronzeamento com parafina
O bronzeamento com parafina, infelizmente, não tem se tornado apenas um hábito de quem realiza o procedimento em casa. Alguns locais próprios para o método estão o realizando de forma incorreta e altamente prejudicial para a saúde.
A Vigilância Sanitária tem emito alertas desde que a moda começou a se espalhar. Quando realizado em casa, o bronzeamento com parafina apresenta grandes riscos de gerar queimaduras, especialmente se a exposição ao sol for feita em horário indevido, ou seja, entre 10h e 16h.
Para os casos de realizar o bronzeamento em clínicas, os perigos estão relacionados à qualidade e ao armazenamento do produto. Muitos estabelecimentos utilizam produtos sem os certificados dos órgãos competentes, aumentando as chances de alergias e queimaduras.
Os riscos do bronzeamento com parafina ou qualquer outro procedimento similar são gerais para a saúde. Além das queimaduras, a pele envelhece mais rápido e, em casos crônicos, pode ser desenvolvido um câncer de pele.
Como se bronzear com segurança, então?
Em primeiro lugar, não precisa ter pressa para ficar com a “cor do verão”. Ficar exposto ao sol por horas na praia ou na beira da piscina só vai prejudicar a saúde e a beleza da sua pele. E, como o objetivo aqui é ficar com a aparência melhor, você não vai querer ficar queimado e envelhecido, certo?
Antes de tudo, o protetor solar jamais deve ser deixado de lado, principalmente se você deseja se bronzear.
O ideal é usar um produto com fator 30 de FPS, no mínimo. Reaplique o protetor a cada duas horas ou toda vez que passar mais de 20 minutos na água.
Aqui vai uma dica que é bastante valiosa para quem já sofreu com queimaduras no verão: o protetor solar em locais “esquecidos”. As orelhas, o nariz e o couro cabeludo também ficam expostas e, por isso, precisam ser protegidas.
Na dúvida, aposte em um lindo chapéu com proteção UV para cuidar da saúde e ainda criar um visual bem verão.
Depois, é importante evitar ficar exposto ao sol entre o horário das 10h às 16h. Escolher barracas com cobertura espessa é de grande ajuda para se proteger nesse horário em que o sol está mais forte e perigoso.
Cuidados depois do sol
Se você deseja ficar com um bronzeado bonito, as dicas que demos acima vão te ajudar a conquistar esse objetivo.
Após um dia de praia ou de piscina, no entanto, é ideal tomar alguns cuidados para que a sua pele mantenha o viço e a saúde.
Não deixe de manter a rotina de limpeza e hidratação da pele, sempre com produtos adequados e de boa qualidade.
A limpeza de pele também deve ser mantida durante o verão. Ao contrário do que muitos acreditam, ela não vai fazer o seu bronzeado “desbotar”, e sim, colaborar para que a sua pele se mantenha mais jovem e hidratada.
Vale dizer que os cuidados que elencamos aqui não servem apenas para os dias em que você for a praia ou tiver reservado para se bronzear. Evitar a exposição ao sol durante os horários perigosos e usar o protetor solar deve ser uma preocupação diária, principalmente no verão.
Tente controlar a ansiedade e fuja do bronzeamento com parafina ou de outras atitudes que vão prejudicar a sua saúde e beleza. É possível conquistar uma cor bonita e dourada sem comprometer a sua pele.
Lembre-se de que é mais importante cuidar da sua saúde do que expor a pele a agressões fortes para acelerar um processo tão prejudicial. Afinal, de nada vale se achar bonito por algumas semanas por causa da cor e, no futuro, se arrepender porque a sua pele se tornou muito envelhecida e sem vida.