Os cuidados com a pele do rosto devem estar presentes o ano inteiro, mas no verão eles devem ser redobrados. Afinal, além da perda de líquido por conta do calor excessivo e dos problemas causados pelos raios solares, ainda há o sal da água do mar, os produtos de tratamento da água da piscina e diversas alergias que podem surgir por conta da combinação das altas temperaturas com cosméticos e maquiagem. Por isso, não custa nada dar uma atenção a mais ao rosto na estação mais quente do ano. Para ajudar você a combater o envelhecimento precoce e a ficar ainda mais bonita, nós separamos 5 cuidados com a pele do rosto que você não deve deixar de ter – e quem sabe fazer deles um ótimo hábito?
1. Hidratação – Um dos mais básicos cuidados com a pele
Dizer que a beleza começa de dentro para fora não é só uma figura de linguagem, mas um conceito que deve ser levado a sério. No verão a perda de líquidos é bem maior por causa do suor, mas nem todo mundo repõe a quantidade de água gasta adequadamente. Ao beber pelo menos 2 litros de água por dia, você está auxiliando a circulação do sangue a levar mais nutrientes e oxigênio às células epiteliais – assim como de todos os órgãos, é claro – colaborando para que ela, mais hidratada, fique mais elástica e bonita também. Potencialize os resultados com cremes hidratantes e limpezas de pele regulares, para tirar as impurezas que fecham os poros e a impedem de “respirar”.
2. Filtro solar – Outro cuidado básico
Se até no inverno e nos dias nublados ele é necessário, imagine no verão, com a radiação ainda mais forte dos UVA e UVB. De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, o filtro solar deve ser aplicado no dia a dia com FPS 15 ou 20 – ou acima de 30 para exposições mais longas ao sol, como na praia ou na piscina. O ideal é que ele seja aplicado 30 minutos antes da exposição solar para que a pele tenha tempo de absorvê-lo, devendo ser reaplicado a cada duas horas ou menos no caso de suor ou mergulho. Além disso, evite os horários de maior radiação solar, entre 10h e 16h.
3. Evite a acne solar – sim, ela existe!
A mistura da oleosidade da pele com o uso do filtro solar pode causar a chamada acne solar, mas ela pode ser evitada. A dica, neste caso, é dar preferência a filtros solares com base aquosa ou em gel, que deixam a pele mais seca. Outro cuidado neste caso, é lavar o rosto com sabonete específico para este tipo de pele e usar tônicos mais adstringentes. A limpeza da pele oleosa com estes produtos deve ser feita pelo menos três vezes por dia no verão.
4. Esfoliantes, no máximo duas vezes por semana
O uso de esfoliantes é necessário para retirar a camada mais superficial de células mortas da pele do rosto, mas ele deve ser usado no máximo duas vezes por semana. Quem tem pele sensível deve tomar mais cuidado, podendo estender esse prazo para uma vez a cada dez dias. No entanto, a esfoliação não substitui a limpeza de pele, que é mais profunda e retira também os cravos mais difíceis, ajudando a rejuvenescer o aspecto do rosto.
5. Cuidados com a pele incluem remoção de manchas e sardas brancas
De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, as manchas e as sardas brancas são benignas e não evoluem para câncer de pele, mas são marcadores de fotoexposição e têm tratamento. As manchas, que geralmente são escuras, com coloração entre castanha e marrom, e pequenas, e as sardas brancas, que são alterações nos melanócitos causadas pela ação cumulativa da radiação solar, que podem ser evitadas com o uso diário do filtro solar. Pra quem já tem esse tipo de manchas, uma opção para amenizá-las é o tratamento com luz pulsada – mas apenas um profissional qualificado pode indicar o melhor procedimento.
E então, pronta para o verão? Comece agora os cuidados com a pele do rosto e aproveite a próxima estação com toda a beleza e saúde que você tem direito!