A estação mais quente do ano está chegando e, com ela, aquele desejo de ficar com a pele dourada.
Muitas vezes, seja por falta de cuidados ou por não reparar que aquele mormaço estava forte, acabamos passando dos limites e o bronzeado se transforma em uma verdadeira queimadura.
A queimadura solar acontece quando a exposição aos raios UV é maior do que a capacidade de resistência da pele. Ou seja, quando ficamos muito tempo expostos ao sol sem o protetor solar.
A pele queimada do sol passa por diferentes estágios, que vão desde a vermelhidão até a descamação. Além disso, a coceira e a alta sensibilidade no local podem durar por semanas!
Quer saber como cuidar da pele queimada do sol? Então, confira essas dicas!
1. Aplique compressas frias
As compressas frias ajudam a baixar a temperatura da pele após a queimadura solar. Use água gelada com toalhas macias ou gazes com delicadeza no local.
Essa atitude vai ajudar a diminuir a ardência e a sensação de calor.
2. Não deixe de hidratar a pele
A pele queimada fica mais ressecada e perde hidratação. Por isso, é fundamental repor a água que a pele precisa para que ela se recupere mais rápido.
Use hidratantes ou óleos na região queimada e nem pense em fazer esfoliações enquanto a pele não estiver 100% novamente.
Uma boa dica para aliviar a dor é colocar o creme hidratante na geladeira por alguns minutos antes de aplicá-lo na pele.
Como estamos falando de repor a hidratação da pele, você também deverá beber muito líquido. Água gelada, água de coco e sucos naturais são excelentes para combater a desidratação causada pela exposição ao sol.
3. Não “cutuque” a pele
Estourar as bolhas da queimadura ou puxar a pele descamada nem pensar!
Ambas são proteções naturais da nova pele que ainda vai amadurecer e, ao danificá-las, você vai tornar o processo ainda mais lento e doloroso.
Deixe que as bolhas e a descamação saiam sozinhas enquanto você aplica os demais cuidados.
4. Tenha paciência
A pele queimada do sol não vai se recuperar do dia para a noite. Por isso, é preciso ter muita paciência e continuar com os cuidados de hidratação e, claro, aplicar proteção solar extra ao sair de casa.
Normalmente, são necessários de 4 dias a 2 semanas para que a pele volte a ficar saudável. Tudo vai depender do tipo de queimadura que ela sofreu.
5. Procure um profissional
O dano pode ser muito mais grave do que imaginamos, por isso, se abusar do sol, o ideal é procurar um dermatologista.
O profissional conseguirá avaliar melhor o nível e o estágio da queimadura e, assim, recomendar produtos e verificar se há necessidade de alguma medicação para aliviar a dor.
Tome muito cuidado com receitas caseiras e promessas milagrosas. Queimaduras de sol são um assunto sério e, por isso, devem ser encaradas como uma questão de saúde!
E se o estrago for longe demais?
A exposição constante e exagerada ao sol pode acabar causando danos irreversíveis a nossa pele. Quando isso acontece, ela fica manchada e com aspecto envelhecido e sem vida.
Se for o seu caso, saiba que pode contar com a tecnologia da luz intensa pulsada (LIP) para conquistar uma pele mais uniforme e firme.
O tratamento tem o poder de suavizar as manchas e aumentar em 50% as fibras de colágeno e elastina, combatendo a flacidez.
Ficou interessado e quer entender melhor sobre como o tratamento com a luz intensa pulsada atua para amenizar as manchas causadas pelo sol? Leia esse artigo e descubra!