O inverno está chegando e, além do friozinho gostoso para ficar embaixo das cobertas, precisamos começar a preparar a nossa pele para nos prevenirmos contra os males do tempo seco e com baixas temperaturas.
O clima frio e as consequências para a pele
Mas o que o inverno tem de tão ruim assim que faz com que precisemos tomar cuidados diferentes com a pele?
A estação mais fria do ano também é uma das mais secas por causa da baixa umidade do ar. Consequentemente, isso faz com que a nossa pele fique extremamente ressecada e com aquele aspecto horrível “quebradiço” e, muitas vezes, até acinzentado.
Além disso, o brilho natural da pele diminuiu, podendo prejudicar a sua saúde. E isso vale para o rosto e também para o corpo tudo.
Una a esses fatores a vontade que temos de tomar banhos mais quentes e a diminuição do consumo de água que você terá a receita para o desastre com a sua pele!
Como cuidar da pele no inverno
O que fazer, então, para manter a pele bonita e saudável no inverno?
Siga as dicas que listamos a seguir que você conseguirá passar pelo friozinho com a pele linda e saudável!
1 – Alimentação e hidratação
Quando o frio chega, dá aquela vontade de se entupir de doces e besteiras. Água? Só quando estamos desidratando de sede e olhe lá!
Tome muito cuidado para não fazer uma dieta digna dos esquimós e descuidar da sua saúde.
Mantenha uma alimentação saudável com verduras, legumes e muita água para que a sua pele não perca o brilho e as vitaminas que precisa para se manter bonita e jovem.
Lembre-se de que, mesmo estando frio, o corpo precisa de água para se hidratar!
2 – Hidratação profunda da pele
No inverno, a nossa pele tende a ficar muito mais ressecada por causa do clima seco, principalmente em algumas regiões específicas, como os lábios e os cotovelos.
Para evitar que a sua pele comece a descascar ou fique com aquela aparência acinzentada, é preciso fazer uma hidratação mais profunda de tempos em tempos.
O ideal é que você procure um dermatologista ou uma clínica de estética para te ajudar nessa tarefa, justamente porque os cremes que usamos normalmente dificilmente darão conta do recado.
Uma boa dica, no entanto, é fazer algumas máscaras de argila em casa e levar uma água termal sempre na bolsa para manter a pele revigorada durante o dia todo.
3 – Cuidado com a água quente
Não é uma delícia chegar em casa em um dia frio e tomar aquele delicioso banho quente para relaxar e esquentar o corpo?
Apesar de esse ser um dos pequenos prazeres da vida, tomar banhos muito quentes é um péssimo hábito para a sua pele.
Por isso, evite a água “pelando” para não desidratar a sua pele e judiar ainda mais dela. Por mais difícil que possa parecer, prefira sempre a água morna e, claro, tente não demorar muito no chuveiro.
4 – Atenção especial para o rosto e lábios
Essas costumam ser as áreas do nosso corpo que mais ressecam e ainda ficam bastante aparentes.
Os lábios ficam rachados e a pele do rosto começa a descamar, dando aquela impressão nada agradável. Por isso, mesmo que você tenha uma pele oleosa, é muito importante lavar e hidratar o rosto com produtos específicos para o seu caso.
Para manter os lábios hidratados, faça dos hidratantes labiais os seus melhores amigos e use os mais poderosos para dormir e acordar ainda mais linda!
5 – Cuidado com as extremidades do corpo
As mãos, pés, joelhos e cotovelos também costumam sofrer bastante no inverno, justamente por estarem nas extremidades do corpo.
O pior de tudo é que essas regiões, quando muito ressecadas, começam a ficar escurecidas e manchadas.
Para evitar, use cremes específicos para essas áreas, dando preferência para aqueles a base de ureia, já que possuem absorção mais rápida.
Não tenha preguiça de cuidar da sua pele e prestar atenção aos sinais que o seu corpo está tentando te dar. Lembre-se de que a saúde é essencial e que, mesmo estando aquele friozinho, você não pode deixar de se cuidar!
Quer receber mais dicas sobre como cuidar da pele em todas as estações? Então, não deixe de assinar a nossa newsletter!