O envelhecimento é um processo natural do organismo, ninguém até hoje consegue ficar totalmente imune à ação do tempo. Mas o que muita gente não sabe é que o rejuvenescimento também pode ser um processo natural.
Com a ajuda de alguns alimentos é possível retardar os efeitos da passagem dos anos, suprindo a pele de nutrientes que agem das mais diversas formas. Elas devolvem propriedades à cútis e se tornam grandes aliadas dos tratamentos estéticos na busca pela beleza. Conheça alguns destes alimentos que ajudam a manter a pele jovem.
Processo de rejuvenescimento envolve diversos aspectos
O tempo não é o único responsável pelo envelhecimento precoce. Diariamente tomamos atitudes erradas, através de pequenos hábitos, que colaboram para o aspecto cansado e flácido da pele. Alguns desses hábitos, são: excesso de maquiagem, higienização inadequada e alimentação errada. A inclusão dos alimentos certos na rotina diária pode ajudar a reverter esse quadro.
Gelatina
Esqueça os doces cheios de açúcar, bolos e tortas. A gelatina, além de leve e refrescante, é uma grande fonte de colágeno, que ajuda a manter a elasticidade do tecido cutâneo e previne contra o aparecimento de rugas e linhas de expressão. De preferência, utilize gelatina sem açúcar e incolor, evitando a ingestão de corantes.
Cenoura
Rica em vitamina A, a cenoura ajuda a reconstruir a pele, promovendo sua cicatrização mais rápida e colaborando para a uniformidade da pigmentação. Duas cenouras consumidas diariamente de forma adequada – cruas, assadas ou cozidas, sem manteiga ou qualquer gordura – já ajudam bastante a recuperar pequenos danos.
Mamão
Também riquíssimo em vitamina A, tem um efeito bastante parecido com o da cenoura. Além de contribuir para a renovação celular, o mamão também é muito bom para quem tem problemas de acne.
Coalhada seca
Excelente escolha para o café da manhã acompanhando o mamão, a coalhada seca é rica em proteínas, mas também em aminoácidos que ajudam a combater as olheiras. O rosto fica com aparência mais leve e mais jovem.
Salmão
Conhecidamente rico em ômega 3, o salmão faz bem ao corpo e à alma, ajudando a combater o estresse e melhorando o humor. Além disso, o ômega 3 também é um antioxidante que combate a formação de radicais livres, que provocam o envelhecimento precoce.
Castanhas
Essa oleaginosa é rica em fibras, vitaminas e proteína vegetal, que ajudam a manter a saúde da pele, protegendo-a contra o envelhecimento. Como é super fácil de ter sempre na bolsa, é uma excelente pedida para matar aquele apetite da tarde ou quando não é possível preparar um alimento fresco.
Melancia
Saborosa e fresquinha, a melancia é também ótima para o rejuvenescimento da pele graças à grande quantidade de água em sua composição, além de sais minerais e vitaminas. Como ela também é diurética, ajuda o organismo a se ver livre das toxinas que fazem mal à pele.
Chocolate meio amargo
Logo ele, quem diria, que por tantos anos foi considerado um vilão para a pele. Pois saiba que o chocolate meio amargo (aquele que tem mais quantidade de cacau e menos açúcar) é rico em flavonoides e antioxidantes que combatem a ação dos radicais livres. E, consequentemente, o envelhecimento celular, evitando ainda a flacidez da pele.
Outra boa notícia é que, desde que haja moderação, o chocolate meio amargo pode ser consumido todos os dias, mas o ideal é que tenha 70% de cacau. Os produtos cuja quantidade de cacau é menor, têm muita gordura e perdem suas propriedades. Evite ao máximo o chocolate ao leite!
Feijão
Se você é fã desse prato tipicamente brasileiro pode continuar tranquila com seu almoço: o feijão é rico em zinco. Essa substância está diretamente ligada ao processo de produção de colágeno e de cicatrização, fazendo muito bem ao processo de rejuvenescimento.
Morango
Mais uma fruta rica em antioxidantes e que também é rica em vitaminas C e E. Ótimo para combater os radicais livres e as rugas, o morango pode ser consumido à vontade, mas dê preferência para sua forma natural e sem açúcar, farinha branca ou gorduras.
Manga
Extremamente farta na maior parte do Brasil, a manga é capaz de regenerar a cútis, evitar rugas e linhas de expressão e remover as toxinas do organismo. Tudo isso porque também é rica em antioxidantes.
Batata doce
O alimento queridinho do momento além de evitar o excesso de peso também faz muito bem à pele. A batata doce é rica em vitaminas C e E e compostos bioativos que colaboram diretamente para a saúde cutânea.
Como se isso não bastasse, ainda é rica em fibras, que fazem bem ao intestino e também colaboram para a beleza da pele. A dica é fazer a batata doce chips no forno ou no microondas, apenas com algumas gotinhas de azeite e ervas finas. Uma delícia saudável que a deixará ainda mais bonita.
Agora que você já sabe como a alimentação saudável pode deixar sua pele ainda mais bela e evitar o envelhecimento precoce, o que acha de potencializar esses efeitos com os tratamentos de rejuvenescimento da Liscia Depilação e Estética? Faça uma avaliação gratuita, ganhe 30% de desconto em qualquer tratamento e aproveite para conhecer nosso tratamento de fotorrejuvenescimento.