A luz intensa pulsada é um dos novos tratamentos estéticos que está revolucionando o mundo da saúde e da beleza graças à tecnologia. No entanto, muito se engana quem logo associa o método apenas à depilação: apesar de sua popularização graças à eficiência na retirada de pelos, o procedimento tem muito mais a oferecer, tendo-se tornado em um aliado poderoso de quem faz questão de uma pele saudável e de aparência mais jovial. Estudos científicos mostram que a luz intensa pulsada, além de eficiente, é totalmente segura, e por isso é hoje um dos tratamentos mais procurados em todo o mundo. Conheça várias outras indicações de uso do procedimento e descubra como ele pode ajudar você a ficar com a pele mais bela e saudável.
1. Depilação: sem pelos por mais tempo
A luz intensa pulsada criou fama através da depilação, e não é à toa. Bastante eficiente, é possível ficar vários meses sem se incomodar com a volta dos pelinhos: como o método é progressivo, ao final das sessões até 85% deles são eliminados. Depois basta fazer as manutenções, que podem ser anuais ou semestrais, com a necessidade variando de acordo com as características individuais do organismo. A depilação com luz pulsada pode ser feita em qualquer pessoa, mas é mais eficiente em quem tem pelo bem escuros e pele clara, já que a luz pulsada é atraída pela melanina do fio, destruindo o folículo e o pelo.
2. Para o rejuvenescimento: rugas e linhas de expressão são atenuadas
A luz pulsada também é bastante eficiente no rejuvenescimento da pele, estimulando o aumento das fibras de elastina e colágeno, substâncias que promovem a sustentação da derme e cuja produção é reduzida a partir dos 30 anos. Como resultado, linhas de expressão e rugas são minimizadas emprestando um ar mais leve ao rosto. Após cada sessão de luz pulsada a produção se mantém entre três e 12 meses, em um resultado progressivo que pode eliminar a necessidade de técnicas invasivas, como a cirurgia plástica. Para isso, a recomendação é que as sessões sejam feitas a cada seis meses em média, procurando manter uma constância na produção de colágeno e elastina.
3. Acne: luz pulsada é excelente tratamento de apoio
A luz intensa pulsada age diretamente na lesão pustulosa, a espinha, acelerando seu processo de cicatrização. Enquanto a luz verde elimina a bactéria propionibacterium acne, a luz vermelha age na inflamação em si, ajudando-a a secar mais rapidamente. O ideal, no entanto, é que o tratamento seja associado a medicações tópicas e sistêmicas, geralmente terapias hormonais e antibióticas. A luz pulsada não é indicada para pessoas que tenham pele bronzeada e/ou que usem o medicamento Roacutan, corticoides, ácido acetilsalicílico, anti-inflamatórios não hormonais, fotossensibilizantes.
4. Suavize as manchas escuras causadas pelo sol
Houve uma época em que pouco ou nada se sabia e se falava sobre os protetores solares, e era moda queimar a pele até descascar. Por conta disso, uma geração inteira tem hoje inúmeras manchas escuras causadas pelo excesso de exposição solar direta e que pioram conforme a idade aumenta: são as melanoses ou “manchas da idade”. Além de deixar a pele mais firme aumentando em até 50% a produção de colágeno e elastina, a luz intensa pulsada age apenas nas manchas, sem atingir a pele ao redor, e promove maior oxigenação das células, fazendo com que o local fique mais claro.
Seja qual for a o motivo do tratamento com a luz intensa pulsada, é imprescindível o uso do protetor solar com FPS 30, tanto antes quanto depois das sessões. Se houver qualquer desconforto devem ser feitas compressas de água fria e/ou pomadas e cremes cicatrizantes sob orientação do especialista. Além disso, caso ocorra qualquer tipo de irritação, avise a Liscia Depilação e Estética para obter as orientações necessárias.
Quer conhecer mais sobre todas as aplicações da luz intensa pulsada? A dica então é marcar uma hora com a Liscia Depilação e Estética e descobrir a tudo o que o tratamento pode fazer pela saúde e beleza da sua pele.