Ficar livre dos pelos por um longo tempo sem ter que sofrer tanto com a cera ou correr o risco de ficar com a pele irritada por causa da lâmina é o sonho da maioria das mulheres. Desde que foi criada a depilação com luz pulsada, esse desejo passou a se tornar realidade, no entanto algumas pessoas ainda têm algumas dúvidas sobre o método. Mas será que funciona mesmo? O método é definitivo? Qualquer pessoa pode fazer? Para esclarecer essas e várias outras questões nós decidimos reunir as dúvidas mais frequentes sobre a depilação com luz pulsada para que você possa entender direitinho como a técnica funciona.
1. Qualquer pessoa pode fazer depilação com luz pulsada?
Como a maioria dos procedimentos estéticos, a depilação com luz pulsada tem algumas contraindicações, não devendo ser aplicada em quem tem problemas de pele como vitiligo e psoríase, por exemplo, também é contraindicado em gestantes. Por outro lado, o método também não é recomendada para quem tem a pele muito branca ou negra, porque a falta ou o excesso de melanina pode comprometer o resultado.
2. Depilação por luz pulsada é a mesma coisa que depilação a laser?
Não, os métodos são parecidos mas não são a mesma coisa. A depilação com luz pulsada é bem menos agressiva, sendo que o laser atinge camadas mais profundas da pele, chegando às terminações nervosas e causando dor. Já a luz pulsada chega apenas até a segunda camada, onde ficam os bulbos capilares que são o alvo da luz.
3. O tratamento é mesmo uma depilação definitiva?
O termo não deve se aplicar porque os fios podem voltar a nascer, ainda que demorem bastante para isso e em muito menor quantidade. Como a depilação com luz pulsada é um método progressivo, ao final das sessões chega-se a um resultado de até 85% de eliminação dos pelos. Depois, as manutenções podem ser anuais ou semestrais, variando de acordo com cada organismo ou conforme surgir a necessidade.
4. Homens também podem fazer depilação com luz pulsada?
Sim, os homens podem realizar a fotodepilação e há um número cada vez maior deles buscando essa técnica, com resultados extremamente positivos.
5. Quantas sessões são necessárias para chegar ao resultado final?
A quantidade de sessões varia de acordo com a reação do organismo. Como a luz pulsada age na melanina, quanto mais escuro o pelo e com mais contraste com a pele, mais rápido o resultado aparece. O número de sessões é muito relativo, podemos dizer que em média, recomenda-se entre seis e dez sessões, mas ressaltando que este número pode ser totalmente variável. O ideal é um intervalo mínimo de 30 dias entre as sessões iniciais.
6. Qual a melhor época do ano para fazer a depilação com luz pulsada?
Ela pode ser feita em qualquer época do ano, mas é melhor quando não há muita incidência de raios solares, como nos meses mais frios. Se for feita no verão é preciso muito cuidado para não haver exposição ao sol pelo menos 15 dias antes e sete dias depois do procedimento. Peles muito bronzeadas devem ter um cuidado ainda maior, ficando o dobro do tempo longe do sol e procurando se hidratar bastante. Em todos os casos é altamente recomendado o uso de protetor solar também antes e depois da depilação com luz pulsada.
7. Há áreas que não podem ser depiladas pelo método?
Algumas áreas não devem ser depiladas nem pela luz pulsada nem pelo laser. São elas as sobrancelhas, dentro do nariz e ouvidos.
8. Qual a sensação que se tem durante a depilação com luz pulsada?
Geralmente é indolor, havendo apenas um desconforto passageiro nos homens porque o pelo é mais grosso. Já nas mulheres a sensação costuma ser a de um leve formigamento ou aquecimento da pele .
9. Há reação após o procedimento?
Pode ocorrer uma certa vermelhidão que desaparece normalmente dentro de poucas horas e em peles mais sensíveis pode durar até 72 horas. Se ela permanecer após este período é porque foi usado um nível de energia mais alto do que o necessário para o seu tipo de pele. Por isso é importante fazer a depilação com luz pulsada apenas com profissionais qualificados.
O conteúdo foi útil para você? Se ainda houver alguma coisa que você queira saber sobre a depilação com luz pulsada faça a sua pergunta aqui nos comentários que em breve nós responderemos!