Uma pele com acne é um problema que pode afetar a autoestima e causar danos irreversíveis, deixando a pele manchada e com aspecto envelhecido precocemente.
Infelizmente, o problema da acne pode se agravar com a chegada do inverno. Isso porque a doença se manifesta quando o folículo sebáceo, formado por uma glândula sebácea e um canal por onde nasce o pelo, é obstruído enquanto a glândula continua a produzir oleosidade em excesso.
E, durante as épocas mais frias, a nossa pele fica mais sensível e ressecada e os cuidados e produtos errados podem piorar ainda mais a aparência da pele.
Dicas para combater a acne no inverno
Quando as temperaturas começam a cair, a pele de todo mundo sofre. O clima frio e a pouca umidade do ar deixam a pele mais ressecada. Some a isso os banhos mais quentes, que você terá a receita “ideal” para maltratar a sua pele.
Por isso, é preciso redobrar os cuidados, principalmente se você sofre com acne, e ficar atento para não cair em nenhuma promessa milagrosa que só vai piorar a situação.
1 – Mantenha a pele limpa
Quem nunca ficou com preguiça de lavar o rosto pela manhã ou tirar toda a maquiagem porque a água estava gelada e o tempo muito frio?
Apesar de o inverno nos fazer pensar duas vezes antes de limpar a pele, não deixe esse hábito tão importante para a sua saúde ficar de lado.
Tente lavar o rosto sempre com a água morna ou fria e evite as loções de limpeza, que costumam ser bastante oleosas. Opte por sabonetes com pH neutro e, sempre que possível, aplique um adstringente para ajudar a controlar a oleosidade.
2 – Hidratação também é importante
É muito comum que pessoas com pele oleosa e acne deixem de hidratar a pele por acharem que isso fará com que ela fique ainda mais oleosa.
Cuidado com esse mito, já que todas as peles precisam de hidratação e o inverno vai deixar algumas áreas do seu rosto bastante ressecadas, podendo até aparecerem leves sangramentos.
O hidratante, no entanto, precisa ser específico para peles com a doença. Escolha produtos livres de óleo e dê preferência para aqueles em formato de gel.
Uma boa dica pode ser andar com uma água termal natural na bolsa para aplicar no rosto durante o dia e manter a pele mais bonita e hidratada.
3 – Fuja do sol
No inverno também tem sol e, mesmo nos dias mais nublados, precisamos proteger a nossa pele, pois o protetor solar ajuda a evitar manchas e mantém a nossa pele jovem por muito mais tempo!
Novamente, vale a pena optar por produtos com baixa oleosidade e que deixem a pele com um aspecto mais sequinho. E, claro, não deixe de aplicar o protetor novamente durante o dia para deixar a pele sempre protegida.
4 – Cuidado com o que dizem por aí
Quando o assunto é acne, o que não faltam são mitos que prometem resolver de vez o problema. Tome muito cuidado para não acreditar na solução errada e piorar ainda mais a doença.
Tomar muito sol para a pele ficar bronzeada e as espinhas “saírem” é um deles, uma vez que esse tipo de exposição só vai prejudicar ainda mais a saúde da sua pele.
Lavar o rosto toda hora para controlar a oleosidade também pode fazer a situação ficar ainda pior, justamente porque a produção de sebo tende a aumentar para regularizar o estado natural da pele.
5 – Invista no tratamento adequado
Além das dicas que demos acima, o inverno pode ser um excelente momento para você realmente começar a tratar a sua acne com uma solução eficaz e que vai melhorar o aspecto geral da pele.
A luz intensa pulsada é considerada o melhor seborregulador da pele, já que elimina de maneira eficaz as acnes ativas e ainda trata a pele melhorando a sua aparência.
O tratamento age diretamente na inflamação e mata a bactéria causadora da acne, além de acelerar o processo de cicatrização. O resultado é uma pele sem espinhas e cravos e com uma aparência mais lisinha e jovem.
Ficou interessado pelo tratamento e quer resolver de vez o seu problema de acne nesse inverno? Acesse o nosso site e agende uma avaliação gratuita ainda hoje!