A maioria das pessoas, em algum momento da vida, já teve algum problema com eles, aqueles pelos que nascem, crescem, se curvam e voltam a penetrar na pele. Geralmente isso acaba provocando uma inflamação nos poros que, em maior ou menor grau, pode causar bastante desconforto, e, nos casos mais sérios, até necessidade de cirurgia.
No entanto, algumas dicas podem ajudar a evitar que os pelos encravados se tornem um problema, ou pelo menos, minimizar suas consequências.
Algumas pessoas têm mais propensão aos pelos encravados
Para muitas pessoas é como se eles nem existissem, mas para outras os pelos encravados podem ser uma verdadeira tortura. Isso porque eles são mais comuns em pessoas negras e em quem os pelos são mais grossos e enrolados.
Quem se depila com frequência com cera quente ou lâmina também está mais sujeito ao problema, por isso eles são bastante comuns nos homens que fazem a barba diariamente com lâmina, por exemplo, prejudicando a saúde da pele.
Os pelos que não conseguem sair causam foliculite, uma inflamação nos folículos capilares. Na maioria das vezes o pelo encravado é eliminado naturalmente pelo corpo, mas é possível que a inflamação aumente e, no casos mais graves, seja necessário um pequeno procedimento cirúrgico para retirar o pelo encravado e fazer a limpeza adequada do local, antes que a inflamação se espalhe. Procedimento que pode causar cicatrizes desagradáveis no local.
Para retirar o pelo encravado
De uma forma ou de outra, no entanto, o ideal é nunca tentar arrancar o pelo encravado à força com um pinça, por exemplo, porque isso pode fazer com que a inflamação se espalhe, piorando o quadro.
O que fazer, então? Bem, sem dúvida a melhor forma de tratar um pelo encravado persistente é com um profissional de estética qualificado, principalmente quando o problema é recorrente. No entanto há alguns procedimentos que podem ser feitos para aliviar o problema.
Faça uma esfoliação com movimentos suaves
Deve-se evitar esfoliação com produtos caseiros, como açúcar cristal, pois suas pontas (cristalizadas) agridem ainda mais a pele gerando pequenas lesões. Opte por produtos específicos pra esse fim, mas o importante é que seja feita com movimentos suaves – nada de esfregar com força independente da quantidade de pelos.
Como os pelos encravados podem aparecer em qualquer parte do corpo, ainda que mais comumente nas pernas, axilas e virilha, pescoço, faça a esfoliação no corpo todo duas vezes por semana.
Use uma bucha natural para aplicar o produto em movimentos circulares nos dois sentidos, removendo as células mortas que podem fechar os poros prejudicando o crescimento normal do pelo e favorecendo a proliferação de bactérias. Depois enxague bem com água morna e seque.
Faça compressas de água morna
Embeba uma toalha de rosto em água morna e deixe-a no local onde a pele estiver com pelo encravado por alguns minutos todos os dias. Esse procedimento ajudará a deixar a pele mais macia, abrindo os poros para que os pelos encravados se soltem com mais facilidade.
Você também pode utilizar produtos para acne, aliados a esses processos, ajudando a reduzir a inflamação e a desinchar a pele, facilitando a saída do pelo.
Para evitar o pelo encravado
Você também pode evitar que o pelo encravado volte a ocorrer reduzindo os riscos, principalmente se essa tendência já existe.
Cuidado com a depilação
Fazer a barba com frequência, raspar com lâminas e usar cera quente aumentam as chances de pelos encravados. Se você usa lâmina, a dica é sempre retirar os pelos com eles molhados. Depois que terminar, enxague sempre com água fria para fechar os poros e, no caso da barba, use uma loção de qualidade para lubrificar os fios.
Mas atenção, não reutilize a lâmina novamente depois da depilação e tenha certeza de estar escolhendo a lâmina certa para o seu tipo de pele, evitando que ela seja machucada, o que facilita a entrada de bactérias.
Se tiver feito a depilação com cera, evite usar loções ou cremes no local por três dias. Para evitar que os pelos encravem, a fotodepilação ou depilação com Luz Intensa Pulsada é a melhor opção, porque ela destrói as células germinativas mantendo o local limpo e seguro.
Luz Intensa Pulsada para pelos encravados
A Luz Intensa Pulsada além de “adormecer” os pelos que possivelmente encravam, tem capacidade de destruir as bactérias causadoras da inflamação (foliculite), assim como sua luz age cicatrizando o local.
Atenção às roupas do dia a dia
As roupas que você usa diariamente também podem influenciar no aparecimento de pelos encravados, principalmente nas dobras do corpo, onde são mais propícios de aparecer.
Evite roupas muito apertadas e de tecidos sintéticos, que não deixam a pele respirar adequadamente. Prefira roupas de tecidos naturais e que sequem rapidamente, evitando a proliferação de bactérias.
Se você ainda não experimentou, está na hora de conhecer os benefícios da fotodepilação, a melhor forma de resolver o problema dos pelos encravados e manter sua pele lisinha e longe de problemas com folículos inflamados ou pelos encravados. Marque uma visita com as profissionais da Liscia e descubra como a depilação com Luz Intensa Pulsada pode ser suave, duradoura e eliminar definitivamente o aspecto de pele torturada por pelos encravados.