Manter uma pele jovem e bonita por mais tempo não depende exclusivamente do passar dos anos.
Muitas vezes, as agressões as quais nossa pele é exposta, como o sol e a poluição, já são suficientes para nos deixar com uma aparência cansada e envelhecida.
As linhas de expressões, as manchas de acne e a ausência de uma dieta rica em fibras e água são apenas alguns dos indicadores de que chegou o momento de rever alguns hábitos e começar a se informar a respeito de tratamentos.
O processo de envelhecimento da pele
A pele, assim como todos os órgãos do corpo, passa por um processo natural de envelhecimento ao longo dos anos. Essas alterações fazem com que ela perca a elasticidade e luminosidade e, assim, surjam as rugas e a flacidez.
No entanto, não é apenas o passar dos anos que faz com que a nossa pele fique envelhecida. Alguns fatores externos, como o estresse, a radiação solar e o tabagismo tem o poder de acelerar esse processo.
Dentro da pele, o que acontece é que a epiderme começa a perder as suas camadas. Além disso, a renovação celular vai diminuindo e a queda dos hormônios aumenta o ressecamento.
A derme também perde a sua capacidade de reter água e de produzir colágeno e elastina, que sustentam a pele.
O resultado, como você já deve ter imaginado, é uma pele flácida e sem vida.
Fatores que aceleram o envelhecimento
Sol e poluição
A nossa pele está exposta a agressões constantemente. E a radiação solar e a poluição são as grandes responsáveis por provocar o aparecimento de manchas e deixar a nossa pele mais ressecada e áspera.
E é exatamente por isso que usar o protetor solar diariamente e reforçar a sua aplicação ao longo do dia é tão importante.
Para você ter uma ideia, até a luz dos estabelecimentos e do computador podem ser extremamente prejudiciais e acelerar o processo de envelhecimento da pele.
Cigarro e álcool
Inimigos número um da saúde e da pele, o cigarro e o álcool promovem a perda de elasticidade da pele e estimulam a formação dos radicais livres, que aceleram o processo de envelhecimento.
Vale ressaltar que o vinho tinto, porém, contém flavonóides, que tem ação antioxidante. Quando consumido em quantidades moderadas, uma boa taça de vinho pode ajudar a manter a pele jovem por mais tempo!
Movimentos musculares
O movimento repetitivo e contínuo de alguns músculos pode causar as temidas linhas de expressão.
Em contrapartida, realizar alguns exercícios para fazer o sangue circular e fortalecer o tônus muscular do rosto pode ser muito positivo para manter a pele jovem por mais tempo!
Radicais livres
Um dos maiores causadores do envelhecimento da pele, os radicais livres, se formam dentro das células por diversos motivos: desde a exposição ao sol até o fumo e uma vida muito estressada. Acredita-se que os radicais livres provocam a degradação do colágeno.
Por isso, comece a observar os seus hábitos e o seu ritmo de vida para tentar identificar se você mesma não está causando rugas e manchas e suas pele.
Como tratar e prevenir o envelhecimento
Existem diversas dicas de beleza, alimentação e cuidados que podem ser adotados para manter a pele jovem e saudável por mais tempo, mas também existem opções pra quem já precisa reverter os danos do envelhecimento.
O tratamento de rejuvenescimento de pele, por exemplo, é excelente para quem deseja amenizar as linhas de expressão e rugas e ficar com uma aparência mais suave.
O Fotorrejuvenescimento, tratamento feito com a Luz Intensa Pulsada, permite deixar a pele com aspecto mais jovem, uma vez que estimula a produção de colágeno.
E o melhor de tudo é que você já consegue ver os resultados a partir das primeiras aplicações e ainda tratar as manchas de pele causadas pelo sol.
Ficou interessada? Então, conheça mais sobre o tratamento que a Liscia oferece aqui e não deixe de aplicar as nossas dicas de beleza para manter a pele jovem por muito mais tempo!