Ninguém gosta de olhar no espelho e ver as marcas do tempo, muitas vezes mais profundas do que os acontecimentos que as originaram – algumas tardes ao sol, alguns tantos aborrecimentos, um bocado de lágrimas de emoção, um monte de gargalhadas, um punhado de noites mal dormidas. Mas a verdade é que a tecnologia já pode reduzi-las consideravelmente através do Fotorrejuvenescimento, uma técnica que usa a Luz Intensa Pulsada (LIP) para estimular a produção de colágeno. Veja como funciona e como dar mais leveza à expressão de forma prática, rápida e segura.
Fotorrejuvenescimento inibe processo natural de envelhecimento em tratamento contínuo
O Fotorrejuvenescimento é indicado para homens e mulheres que queiram melhorar o visual suavizando linhas de expressão e rugas finas. A LIP é um tipo de energia luminosa não ablativa, ou seja, que não produz corte na pele, e como ela tem vários comprimentos de onda, sendo uma energia inespecífica, é ideal para tratar os sinais de envelhecimento, como manchas, linhas e rugas finas. Ao mesmo tempo, o Fotorrejuvenscimento age estimulando a produção de colágeno, o que colabora para deixar a pele mais firme, corrigindo pequenos sulcos e deficiências na pele do rosto, pescoço e colo e dorso das mãos.
O interessante é que os resultados já começam a aparecer a partir da terceira sessão, devendo haver um espaço de 15 dias entre cada uma delas. O tempo de tratamento, por sua vez, varia de acordo com o estado da pele e a idade. Para tratar e inibir o processo natural de envelhecimento, o ideal é um tratamento contínuo com uma aplicação a cada dois ou três meses em pessoas mais jovens e uma vez por mês para indivíduos mais maduros. A avaliação, assim como a aplicação da técnica, deve ser feita por um profissional especializado.
Procedimento é rápido, seguro e eficiente
Não é à toa que o Fotorrejuvenescimento já se tornou o procedimento queridinho dos últimos tempos, afinal ele é rápido, eficiente e totalmente seguro e indolor. Como a Luz Intensa Pulsada fica bem próxima ao rosto, o paciente usa um óculos escuro especial para a proteção dos olhos. Depois é passada uma espessa camada de gel gelado no local onde será feita a aplicação, para a qual é usado um aparelho munido de uma ponteira de cristal.
Essa ponteira lança a Luz Intensa Pulsada sobre o gel, ocasionando um efeito parecido com o de um elástico. O paciente provavelmente sentirá apenas pequenas fisgadas, que também variam de acordo com a intensidade da LIP: mais fraca para a remoção de manchas, mais forte para estimular a produção de colágeno. Ao final é passado um creme para dar mais conforto ao paciente.
A técnica requer cuidados especiais antes e depois das sessões
O Fotorrejuvenescimento oferece excelentes resultados, e apesar de a técnica ser, por si só, bastante eficiente, é preciso uma contrapartida do paciente para que seu resultado seja potencializado e duradouro. Para isso, é preciso tomar cuidados especiais antes e depois das sessões.
Ainda que a rotina do paciente praticamente não mude, a atenção em relação ao sol, por exemplo, deve ser redobrada. Assim como qualquer outro procedimento que envolva a LIP, a exposição aos raios solares deve ser evitada em por um período entre dez e 15 dias antes e 5 dias após a sessão, assim como o uso de dermocosméticos no dia do tratamento.
Além disso, comunique ao profissional que irá realizar o Fotorrejuvenescimento se estiver fazendo uso de algum medicamento, de uso contínuo ou não, porque alguns fármacos fotossensibilizantes podem interferir no processo. No dia da aplicação, vá com a pele limpa, sem qualquer produto ou maquiagem.
Evite a exposição direta ao sol após o tratamento
Após o tratamento, não é necessário nenhum período de repouso, e o paciente pode retomar suas tarefas rotineiras normalmente – a não ser evitar ao máximo os raios solares. Como a exposição ao sol já não é recomendada normalmente por uma questão de saúde geral, quem faz o Fotorrejuvenescimento deve apenas ficar mais atento a esta recomendação, de forma a manter o efeito do procedimento por mais tempo.
É sempre bom lembrar que a exposição direta ao sol é um dos maiores fatores de envelhecimento precoce – e ela deve ser evitada por pelo menos 5 dias após as sessões. A recomendação, portanto, é não abrir mão do protetor solar todas as vezes que for sair de casa, com no mínimo 30 de FPS.
Ele deve ser usado mesmo nos dias nublados, porque mesmo nos dias em que o calor está discreto ou está frio, a radiação ultravioleta ultrapassa as nuvens com certa facilidade. As nuvens reduzem apenas a incidência da luz visível e da luz infravermelha, que gera calor, mas a ultravioleta continua provocando danos à saúde e o envelhecimento da pele.
Corrija imperfeições causadas pelo envelhecimento precoce e atenue olheiras
A Luz Intensa Pulsada trata várias lesões causadas pelo fotoenvelhecimento, como manchas, alteração da textura da pele, vasos faciais, rugas finas e até olheiras. Ela é especialmente indicada para pessoas com fototipos I (cútis branca muito sensível), fototipo II (cútis branca pouco sensível) e III (cútis morena clara). A maior quantidade de melanina nas peles mais escuras aumenta o risco de absorção do feixe luminoso, por isso é necessário uma avaliação profissional antes de ser feito o Fotorrejuvenescimento.
Contra-indicações e efeitos colaterais
Praticamente qualquer pessoa pode fazer o Fotorrejuvenescimento, mas há algumas situações em que ele não é indicado. É o caso de gestantes, lactantes, epiléticos e pessoas com alguma patologia na pele, como vitiligo ou feridas. A melhor dica é conversar com o profissional antes de começar as sessões.
O procedimento é bastante seguro, mas podem ocorrer alguns efeitos colaterais, ainda que nenhum deles seja preocupante. Por exemplo, como a Luz Intensa Pulsada atua como um verdadeiro elástico na pele, é comum a área da aplicação ficar avermelhada por alguns minutos, não restando qualquer incômodo. Para acelerar o esse processo o profissional costuma passar um creme hidratante no local.
Não esqueça de que qualquer procedimento estético deve ser realizado apenas por profissionais qualificados. Procure clínicas especializadas, com vasta experiência comprovada. Entregar sua pele a pessoas curiosas, sem a formação adequada, pode levar riscos à sua saúde.
E você, já fez algum procedimento com Luz Intensa Pulsada? Compartilhe conosco a sua experiência, sua participação é muito importante para nós!