Quem acompanha o nosso blog sabe que a luz intensa pulsada é uma tecnologia que atua a favor da saúde e da beleza da pele. Com ela, é possível amenizar linhas e rugas de expressão, eliminar de vez os pelos e clarear manchas causadas pelo sol, entre outros benefícios.
Mas como funciona essa tecnologia e como você pode ter a segurança de que o tratamento está sendo aplicado de forma correta?
Entenda a tecnologia da luz intensa pulsada
De forma geral, um tratamento com a luz intensa pulsada, ou LIP, consiste em aplicar uma fonte de luz para gerar calor em um tecido ou célula. Esse calor será responsável por causar uma lesão localizada e controlada na região.
Mas não se assuste com a palavra “lesão”. Isso significa que a LIP vai atuar de forma a localizar o “ferimento” térmico do tecido, ou seja aquilo que está sendo tratado, ao mesmo tempo em que minimiza o dano térmico colateral no tecido que está em volta (aquele que não é o alvo do tratamento).
Em outras palavras, as moléculas selecionadas para o tratamento agem como verdadeiras “antenas” para que seja capturada a energia que é emanada por meio da luz intensa pulsada. Essas moléculas, denominadas cromóforos naturais da pele, podem ser a melanina, a água, o colágeno ou a hemoglobina.
Imagine, então, que a luz intensa pulsada atua como um “regenerador” do tecido da pele por meio da emissão de ondas de calor.
O que a LIP trata e para quem ela é indicada
Como falamos no início do texto, a luz intensa pulsada permite tratar diversas lesões na pele causadas pelo fotoenvelhecimento. Além de agir nas rugas finas, manchas causadas pelo sol, alterações na textura da pele e, claro, elimina os pelos indesejados.
O leque de tratamentos realizados com a LIP é assim abrangente devido à possibilidade de controlar a amplitude de comprimento das ondas de calor que serão emanadas pelo aparelho. Com isso, é possível atingir e tratar diferentes profundidades de pele.
Vale dizer, porém, que o tratamento com LIP é indicado para pessoas com pele branca muito, peles morenas claras e peles que se bronzeiam com facilidade.
As tonalidades de peles mais escuras têm menores possibilidades, justamente por a melanina estar presente em grande quantidade. E essa característica da pele tende a absorver o feixe luminoso ao invés de eliminá-lo durante o tratamento.
Cuidados ao realizar um tratamento
Como você pôde notar, apesar de ser altamente benéfico para diversos casos, a aplicação de um tratamento com luz intensa pulsada é delicada e requer um profissional capacitado para ser realizada de forma correta.
Além de saber qual o comprimento de onda que deve ser utilizado em cada caso e reconhecer as tonalidades de pele dos pacientes, o profissional deve estar familiarizado com o equipamento.
Conhecer todas as funcionalidades de um equipamento e ter sido treinado pelo seu fabricante é um cuidado que faz toda a diferença nesse sentido. Além da seriedade da clínica e da experiência dos profissionais, é isso que vai garantir com que o tratamento seja aplicado corretamente e traga resultados.
Por isso, tome muito cuidado ao realizar uma aplicação de luz intensa pulsada em uma clínica que não atende a esses requisitos. Lembre-se de que a sua saúde e a sua autoestima estão em jogo e você merece o que há de melhor no mercado!
E, para ter mais dicas sobre como escolher a clínica ideal para o seu tratamento estético ou depilação, não deixe de ler o nosso artigo sobre o tema!