De vez em quando você se olha no espelho e estranha alguma coisa no seu rosto, mas não sabe o que é? Coloca a culpa na luminosidade, pensa em mudar os produtos de maquiagem ou acha que é apenas a inevitável ação do tempo? Bem, você pode estar certa sobre todos estes fatores, mas talvez tenha esquecido que é possível reverter o quadro com uma simples limpeza de pele. O procedimento, que na verdade nem é tão simples assim, remove as células mortas da camada superficial da pele que dão esse semblante cansado ao rosto, deixando-o com aspecto totalmente renovado. Veja como a limpeza de pele funciona, como potencializar seus resultados e prepare-se para encarar outra imagem em frente ao espelho!
Antes de mais nada, entenda o que é a limpeza de pele
A limpeza de pele é um procedimento estético que remove cravos abertos (pontos pretos) ou fechados (pontos brancos), milium (cravos resistentes cobertos por uma fina camada de pele), pontos sebáceos e outras impurezas, naturais ou artificiais, como restos de maquiagem, poluição, poeira, óleos e cremes, por exemplo. Com duração média entre uma hora e meia e duas horas, dependendo da quantidade de cravos e espinhas da pele do cliente, ela também remove a camada superficial de células mortas, promovendo uma renovação do tecido e reduz a oleosidade natural da pele deixando-a macia e saudável, com aparência mais jovial.
Mas, se o seu caso é se livrar das espinhas, cuidado: apesar de fazer uma limpeza profunda na pele, ela não é indicada para peles muito sensíveis ou com muitas espinhas, porque a sua remoção pode deixar marcas, cicatrizes e causar inflamações. Além disso, se as espinhas estiverem muito infeccionadas é grande o risco de contaminar a pele, fazendo com que se alastrem ainda mais e agravando a situação.
Este é um dos motivos pelos quais é preciso cuidado também ao escolher onde e com quem fazer sua limpeza de pele: o procedimento deve ser feito apenas por profissionais qualificados, como esteticistas e fisioterapeutas. Evite cair na conversa de curiosos que prometem livrar o rosto das espinhas com a limpeza de pele, mas que podem acabar piorando o quadro. Nestes casos, o ideal é fazer um tratamento com medicamentos secativos orais e tópicos ou outros procedimentos dermatológicos em clínicas que oferecem Luz Pulsada, que atualmente é o método mais moderno e eficiente no combate às acnes.
Homens também fazem limpeza de pele
Quando se pensa em limpeza de pele vem logo à mente um rosto de mulher, mas na verdade não é bem assim. Se antes ela ficava restrita ao universo feminino, hoje cada vez mais homens compreendem a necessidade de manter sua pele saudável e livre de impurezas – e já é bastante comum vê-los fazendo o procedimento. Afinal, a limpeza de pele é também uma questão de saúde e higiene que independe de sexo.
Dependendo do tipo de pele, a limpeza segue determinadas características. Ela é mais profunda em peles oleosas, já que há maior produção de sebo que acarreta em um entupimento maior dos poros o que propicia o aparecimento de acne e também o acúmulo de células mortas.
Na pele normal o procedimento é um pouco mais suave, servindo para limpar, mas também para prevenir o aparecimento de outros problemas devido ao acúmulo de substâncias tóxicas. Já nas peles secas, é comum o aparecimento precoce de rugas devido aos rompimentos da pele. A limpeza removerá as impurezas, liberando os poros para serem hidratados com mais facilidade, absorvendo melhor os cremes hidratantes e suavizando o aspecto de enrugamento.
Regularidade e cuidados diários potencializam os resultados da limpeza de pele
A pele tem um ciclo de renovação das células que dura entre 30 e 40 dias, sendo este, portanto, o período ideal para repetir a limpeza de pele. Nos casos em que a quantidade de cravos é muito grande, entretanto, esse espaço de tempo deve ser reduzido para cada 15 dias até que tenha-se conseguido o resultado esperado, para então passar à manutenção a cada 40 dias.
Além da regularidade, os cuidados diários também são muito importantes para potencializar os efeitos da limpeza de pele. O primeiro deles é evitar pegar sol nas primeiras 48 horas após o procedimento. Este é em média o período que a pele leva para deixar de ficar marcada ou muito sensível, reassumindo seu aspecto normal.
No entanto, entre um e outro procedimento você pode potencializar seus resultados higienizando e hidratando a pele pelo menos duas vezes por dia, usando protetor solar sempre que sair de casa, mesmo que o tempo esteja nublado, e evitando usar qualquer produto ácido, que possa causar ou piorar qualquer irritação.
É importante sempre retirar completamente a maquiagem com um demaquilante e usar produtos tonificantes específicos para o seu tipo de pele para equilibrar o pH. Esfoliantes com sabonetes abrasivos e cremes noturnos com poder esfoliante – especialmente os que contêm ácido retinoico, salicílico ou glicólico – uma a duas vezes por semana, seguidos de hidratação, também ajudam evitar cravos até a próxima limpeza de pele.
Evite fazer limpeza de pele se:
A sua pele for muito sensível, com muita escamação, alergias ou irritações constantes;
Antes de períodos de longa exposição ao sol, como viagens de férias para a praia, porque ela fica ainda mais sensível aos raios solares;
Se a pele estiver muito queimada de sol ou com alguma alergia ou irritação.
A limpeza de pele pode ser feita por gestantes, mas como algumas substâncias podem ser absorvidas pela pele e atingir o feto, o ideal é que ela seja autorizada pelo dermatologista.
Ela é indicada para todos os tipos de pele, com resultados benéficos para todas elas. Experimente!
E você, qual foi a última vez que fez uma limpeza de pele? Conte para a gente a sua experiência aqui nos comentários!